Buenos Aires, 1962. Jorge Luis Borges editava a colectânea de contos Labyrinths, no mesmo ano em que nascia Juana Molina - uma metáfora para o que seria o seu futuro. Rodeada por um ambiente familiar musical, aos cinco anos de idade o seu pai ensina-lhe a tocar guitarra, e aos nove dá-lhe a ouvir a banda de Robert Fripp, os King Crimson, que assume actualmente como a banda que a mais influenciou e despertou precocemente para complexas melodias. Em 1976, os seus pais exilam-se em Paris devido ao Golpe Militar na Argentina. Molina só regressa a Buenos Aires seis anos depois, entrando para a Universidade, ao mesmo tempo que se estreia como actriz televisiva, protagonizando alguns programas cómicos de relativo sucesso como La Noticia Rebelde e Juana y sus hermanas, que serviam para lhe pagar a renda e as lições de guitarra. As portas do labirinto em que Molina tinha entrado pareciam estar a aferrolhar-se progressivamente. Esquecera a música durante anos… Mais do que um golpe de estado, Molina engravidou, e isso mudou tudo. Voltou a encontrar-se com a guitarra e consigo mesma. O disco de estreia não tardou. Rara (1996), foi o seu primeiro álbum, porém, ainda mantinha colada a si a imagem da jovem actriz de comédia. Nos seus primeiros concertos, a plateia gritava para que interpretasse personagens da sua carreira televisiva, como a da estranha rapariga coreana… Pouco e pouco a audiência que procurava a Juana Molina actriz foi-se dissolvendo, ficando somente os que realmente apreciavam e compreendiam o seu novo rumo artístico. Mas as rádios de Buenos Aires mantinham-se em silêncio, e os acordes da sua guitarra pareciam que estavam destinados a uma gaveta funda. Pouco tempo depois um amigo avisa-a que havia quem gostasse das suas canções, na verdade, estavam a ser transmitidas numa rádio na distante Los Angeles. Foi como um murro no estômago de felicidade, Molina compreendeu que tinha de sair de Buenos Aires e respirar o ar que bafejava as suas canções. Mudou-se para Los Angeles.
Entretanto, a sua carreira musical consolidou-se com a edição de Segundo em 2000 (Best World Music Album 2003 pela Entertainment Weekly), Tres Cosas (2002) e em 2006, Son. Um conjunto de discos em crescente, no que diz respeito à sua técnica de escrita e composição marcadas pela subtileza na guitarra acústica e os apontamentos de uma electrónica discreta. Tudo serve como inspiração para a composição de uma canção sua, os pássaros de Buenos Aires, o zumbido de um elevador velho, ou uma simples progressão de três acordes repetidos até à exaustão. Molina amplia as suas composições recorrendo a loop stations, como uma criança que repete o seu nome infinitamente até ele perder o significado e ficar mais próximo de um som bruto e original.
Un Dia (Domino Records, 2008), é o seu último disco, e representa uma abertura rítmica da sua sonoridade, como a Molina afirma: bring it to the front, like a hidden layer in Photoshop. Um fio de ritmos hipnóticos que percorrem todos os temas de Un Dia, acompanhados por loops vocais que densificam os temas e funcionam como prolongamento das suas batidas suaves. A faixa de abertura dá título ao disco e revela a entrega incondicional de Juana Molina à música, à sua vontade de inovação, e fundamentalmente, ao desejo que as suas melodias tenham a força necessária de inspirar quem as ouve: "Un día voy a cantar las canciones sin letra y cada uno podrá imaginar si hablo de amor, de desilusión, banalidades o sobre platón.”
Para escutar esta semana em Pop-up no Pop, o Construtor!
Visitar outros discos de Juana Molina, aqui:







![[Travelling+The+Face+Of+The+Globe.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTC5Wu1tZUVKGfYVmZ6lQU1cosuDUpheyGnlSphjWQZALVBC9rqwwP0i-eVIUcNfrU4BoGBBFymSTfjGkZk0z80CxTe6FxDbsKxlF75C5_Vf4gf791aOJobQ5SHWj0nt3KDN1-FzKF9Bk/s1600/Travelling+The+Face+Of+The+Globe.jpg)







![[l_d97d63075706479ab2c0e055d57f9528.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWA3NnyMMiRXaIGCLHh5R23YK20Clyilvi7bhSBmK93H3-nunsOxXQUaG7zpim5bOCddnw1XbVkRg-aiUW1TGKguI3JZumQ2T2Qgg-55Rz1hvBsB4GsjdvLFHfxIphj9IqyLFArlkv5g/s1600/l_d97d63075706479ab2c0e055d57f9528.jpg)
![[folder.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieu1VIp6gBZkTdsTjz0ROMIKtlXNsVhcohmowoNhlh5Ag7Fq9AP6nB4hUaOKPbEgVMnB8ghCvkTJ9VN5wp_yjw1Is-1oBsAuRrtQs0oxyjHQqo6p4A1twgbMMaQ_O20Q1LTIROVICPQzZd/s1600/folder.jpg)







![[122691.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzKSqO3PEPFhUVaRIOo_eWvvar6Og4lECTQSqhqFOdZy-6kAoe28UbAbWkNPWzF7Pk9l7pf-rzalnFjwaeTef9CZq5Uizg14JvGTE3q9SGnA9fFP52PZQGUmXAu72WB7tRLxrPiFzCRv0/s1600/122691.jpg)

![[ac_newman-get_guilty-cover.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYa_EAhaq6eE5i0Moke9thA-QRHGnrG3v-1PseU_8PVLBtQ23lbCthb3VDYiK4R56dhRpEkRqxI2tr6rYyTSe5pmvBIZpIFPDgN8c-89crOAdtU1vEfNme_6EqKjEETIRqbMrPX129tN8/s1600/ac_newman-get_guilty-cover.jpg)






















![[R-1209472-1200897997.jpeg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmmzxA9bcHmymLLIfbqheR6jrYADEEY9kk1CWwXSyk0SFP8aZdJQG7tw2AUp7SkH_JzyZIof42VzSeVw0grekqKXlb_YmenJLnRh-V9wfQkR9c5ScplD_vuclmTdzywcHR422O0dwI-g/s1600/R-1209472-1200897997.jpeg)
![[Velvet%20Underground.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTv-Ljx6BuIoYdVIB1fXXBdZ74QtyRODgzh9O6eYpdV0S-P28BCX4GordDWR6hDNB2Eil4Ju0DMIxVIV62NXEqtBOnBXzuILfoGikGxFQ_nd24tgVoLMNPag_Kjv8aL-wCFZk3Z0OVuzGX/s1600/Velvet%2520Underground.jpg)



















1 comentário:
belíssimo texto!
Enviar um comentário