Pop Report - crónica nº8


. Depois de terem surpreendido muito boa gente no concerto que deram no Salão Brasil em Maio, os Deolinda voltam agora a Coimbra com um estatuto bastante mais sedimentado. Canção ao Lado, o seu álbum de estreia, em que dão uma nova alma ao fado, mais alegre, mais arrojada, mais moderna, foi sem dúvida uma das grandes surpresas da música portuguesa deste ano. É ainda este disco que o projecto vem apresentar no concerto que darão no Teatro Académico Gil Vicente nesta próxima 6ª feira, 12 de Dezembro

. Grande festa cigana é o que está prometida para hoje em Lisboa. Os Gogol Bordello, norte-americanos mas com origens, cabeça, tronco e membros nos Balcãs, actuam esta noite no Campo Pequeno, isto depois de terem passado por Portugal no Verão para a edição deste ano do festival Alive. Na calha, a banda de Eugene Hutz traz ainda Super Taranta, o seu último disco, lançado no ano passado.

. Recordando a notícia avançada há umas semanas atrás, os Asian Dub Foundation estarão no Santiago Alquimista na próxima 3ª feira. A banda, que alia uma enorme diversidade sonora, que passa pela Jamaica, pelo hip-hop, pela electrónica e pelo punk, a um discurso profundamente de esquerda, vem apresentar Punkara, o seu mais recente trabalho;

. Son of Dave, alter-ago artistico do ex-Crash Test Dummies Benjamim Darvill, está em Portugal esta semana para dois concertos. O músico canadiano, radicado no Reino Unido, actua primeiro na 6ª à noite no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, viajando depois para Torres Novas, onde estará no dia seguinte no respectivo Teatro Virginia. Estes concertos estão integrados no Festival One Man Band, que decorre simultaneamente nestas localidades e que conta ainda com nomes como Bob Log III, Legendary Tiger Man ou o DJ A Boy Named Sue, autor do programa Cocktail Mariachi aqui da RUC.

. Por falar em Legendary Tiger Man, o projecto do conimbricense Paulo Furtado tem novidades discográficas anunciadas para o início de 2009. O novo álbum vai ter como título Femina, deverá sair em Março do próximo ano e, como o título indicia, é dedicado essencialmente às mulheres. Neste contexto, o disco vai contar com diversas convidadas, nacionais e internacionais, como Peaches, Cibelle, Rita Redshoes, Cláudia Efe dos Micro Audio Waves ou a actriz Asia Argento.

. Ainda por Portugal, mas voltando a terrenos mais próximos da música tradicional, os Uxukalhus vão também lançar um novo registo discográfico no início de 2009, mais propriamente em Fevereiro. O sucessor da estreia A Revolta dos Badalos de 2006 vai ter como título Transumâncias Groove, ficando a promessa de continuar a abalar os padrões mais conservadores da música etnográfica, misturando-a com outras sensibilidades sonoras como o rock ou o hip-hop.

- Depois de na semana passado ter noticiado a presença de Radiohead, Of Montreal ou Bloc Party numa campanha de solidariedade, desta feita é a vez de o fazer com nomes como Andrew Bird, Beirut, Feist, National, Arcade Fire, entre muitos muitos outros. A compilação, com lançamento agendado para Fevereiro do próximo ano, vai ter o título de Dark Was the Night e os seus lucros vão reverter para a Red Hot, instituição de luta contra a SIDA.

. Os Racounteurs, projecto paralelo de Jack White dos White Stripes, convidaram Ricky Skaggs e Ashley Monroe, dois nomes grandes do country americano, para o seu novo single. Trata-se do tema “Old Enough” e é uma regravação de um original presente no álbum Consolers of the Lonely de 2008, 2º de originais da banda.

. Banda marcante do pos-punk e da new wave feitos por terras norte-americanas nos anos 70 e 80, os Devo estão de regresso aos discos, quase 20 anos depois de Smooth Noodle Maps de 1990, último trabalho de originais. O álbum chama-se Watch Us to Work It, foi editado na passada 2ª feira e foi antecedido no ano passado pela presença do seu tema homónimo num anúncio publicitário.

. No mesmo ano em que saiu para as lojas mais um álbum dos seus Sun Kill Moon, o Sr. Red House Painters, Mark Kozelek, promove também um apontamento em nome próprio. O disco chama-se The Finally LP, foi lançado também neste último dia 8 e não é um álbum de originais propriamente dito, mas antes um conjunto de recolhas de diversas colaborações passadas do músico, nomeadamente em bandas-sonoras, álbuns de tributo ou outras compilações.


Sem comentários: