Pop Report - crónica nº7



. É já na próxima 6ªfeira que Coimbra recebe a visita dos norte-americanos Dodos. Trata-se de uma oportunidade única de ver ao vivo uma das bandas mais aclamadas deste ano, tudo isto graças ao seu disco Visiter. Os outrora Dodobird actuam no Salão Brasil, pelas 21:30, seguindo depois para Lisboa onde darão um concerto no Music Box no dia seguinte.

- No auditório do centro de congressos do Estoril estará no próximo Domingo a belga de origem egípcia Natacha Atlas. Depois de se ter destacado enquanto vocalista do projecto Transglobal Underground, banda responsável pela fusão da electrónica com a música etnica e com quem a cantora voltou recentemente a colaborar, Natacha Atlas enveredou por uma já longa e bem sucedida carreira a solo. Ana Hina é o seu mais novo trabalho, foi lançado no passado mês de Maio e servirá de pretexto para este espectáculo em Portugal

- Depois de ter marcado presença na edição deste ano do Festival Sudoeste, o norte-americano Jose James está de regresso ao nosso país em dose tripla, novamente para apresentar o seu primeiro longa duração, Dreamer do início deste ano. Neste contexto, o músico vai trazer a sua mistura de jazz e soul ao Teatro Tivoli hoje á noite, à Aula Magna na 5ª feira e ao Centro de Artes e Espectáculos de São Mamede, Guimarães, no Sábado. O concerto do Tivoli está integrado no festival Super Bock em Stock que, recorde-se, conta hoje e amanhã com outros nomes como El Perro del Mar, Walkmen, Deolinda ou Norberto Lobo.

. Os norte-americanos The Faint vêm também a Portugal esta semana promover o seu novo longa-duração Fascination, lançado pela editora pessoal Blanck.Wave em Agosto passado, isto depois de uma longa estadia na Saddle Creek, casa de nomes como as Azure Ray ou o projecto de Conor Oberst, Bright Eyes. A banda actua no Lux, esta 5ª feira, e na Casa da Música dois dias mais tarde, num evento clubbing que conta ainda com o DJ set dos islandeses Gus Gus e com os Sizo, sendo que esta banda portuguesa também os acompanham no concerto de Lisboa.

. O projecto revivalista Hercules and Love Affair, responsável nomeadamente pela recuperação da sonoridade disco-sound e que conta com a colaboração destacada de Antony Hegarty dos Antony & the Johnsons, acaba de anunciar novidades. O seu mentor Andy Butler referiu que está já a trabalhar em material novo, prometendo, segundo o próprio, uma viragem para terrenos mais pop, ambientais e melódicos, num registo profundamente inspirado em Brian Eno. No entanto, um eventual novo disco não tem ainda data ou nome previsto.

- Motivos de solidariedade social vão juntar na mesma compilação nomes como Radiohead, Oasis, Of Montreal, Bloc Party, Ladytron, Dears. entre muitos outros. O album vai ter o título de Give. Listen. Help e os respectivos fundos vão reverter para a fundação “PAVLOVE” que, por sua vez, colabora com o Hospital Pediátrico de Los Angeles.

. Quem continua extraordinariamente activo é Bruce Springesteen. O emblemático músico norte-americano tem previsto para finais de Janeiro de 2009 o lançamento de um novo registo discográfico, intitulado Workin’ on a Dream, album que sucede a Magic de 2007 e que conta com os habituais préstimos da sua E-Street Band. Entretanto, foi já disponiblizado na internet “New Lucky Day”, primeiro single extraído do disco, a que se vai seguir na próxima semana a faixa título, tema já tocado ao vivo durante a campanha presidencial de Barack Obama, de quem o Boss foi acérrimo apoiante.

. Também de regresso no início de 2009 está a banda de Bono Vox, Adam Clayton, Larry Mullen e The Edge, os U2 pois claro. O sucesssor de How to Dismantle an Atomic Bomb de 2004 deve sair para as lojas em Fevereiro e conta com o título provisório de No Line on the Horizon. Quanto à produção, descartados que foram os préstimos do mítico Rick Rubin, ficará a cargo do não menos emblemático Brian Eno e do também conceituado e habitual colaborador da banda Daniel Lanois.

. Outro regresso importante é o dos The Damned de Dave Vanian. A banda, nome grande do movimento punk britânico dos anos 70 e, posteriormente, do gótico, lança So Who’s Paranoid já na próxima 2ª feira, 8 de Dezembro. Este é o 3º album de originais do colectivo desde o seu ressurgimento em meados dos anos 90.

- Depois de mais de 25 anos de dedicação quase exclusiva aos GNR, o seu vocalista e líder Rui Reininho decidiu finalmente aventurar-se numa carreira a solo. O album de estreia do músico portuense chama-se Companhia das Indias, é editado na próxima 3ª feira e contará com um leque de convidados absolutamente impressionante, incluindo nomes como Rodrigo Leão, Paulo Furtado, Margarida Pinto ou Armando Teixeira, que foi também responsável pela produção do disco.

1 comentário:

Anónimo disse...

novo dos U2?!... a noticia de um catrina na padre antónio vieira não seria mais aterradora... :P

abraço