Pop Report - crónica nº6




. A grandiosa diva da música africana e da lusofonia, Cesária Évora, esteve esta 4ª feira a dar um concerto no Cinema São Jorge, em Lisboa. A fabulosa cantora cabo-verdiana veio apresentar Rádio Mindelo, recuperação de um conjunto das suas primeiras gravações, que datam da primeira metade da década de 60.

. Envolvendo um estilo de percussão muito próprio e os sons da flauta e do violino, os indianos Ghatam Brothers vêm pela primeira vez a Portugal, actuando esta 5ª feira, dia 27 de Novembro, na Aula Magna. Este duo, actualmente radicado em Londres, mistura elementos tradicionais do Oriente a aspectos clássicos, jazz e pop, tendo já colaborado com nomes como Massive Attack ou Talvin Singh.

. Também na Aula Magna, mas desta feita no Sábado, vão estar os carismáticos Mercury Rev. Alternando entre o psicadelismo de cariz mais experimental e uma estrutura mais ambiental e etérea, estes norte-americanos vêm apresentar a sua dupla discográfica de originais deste ano: Snowflake Midnight e Strange Atractor, este último disponibilizado de forma absolutamente gratuita pela internet.

. Já são conhecidos os primeiros nomes para a edição de 2009 do Festival para Gente Sentada. Assim, confirmados estão desde já os Giant Sand de Howe Gelb, Chuck Prophet, Chris Eckman dos Walkabouts e Foge Foge Bandido, o mais recente projecto do ex-Ornatos Violeta Manuel Cruz. O festival decorre nos dias 13 e 14 de Fevereiro do próximo ano, como habitualmente no Cine-Teatro António Lamoso em Santa Maria da Feira.

. Absolutamente imparáveis, na sua progressiva e crescente popularidade além-fronteiras, estão os Buraka Som Sistema. No contexto desse processo de crescente internacionalização, que tem levado a música do grupo e do seu album de estreia Black Diamond a diversos pontos do globo, foi agora anunciada a presença do colectivo no credenciado Festival Coachella. Este importante certame norte-americano decorre de 17 a 19 de Abril de 2009.

. Há novidades sobre o novo album dos britânicos Klaxons. A banda acaba de mudar de produtor, substituindo Tony Visconti por James Ford dos Simian Mobile Disco, que já havia trabalhado com a banda no disco de estreia Myths of the Near Future, um dos mais aclamados discos de 2007 e que lhes valeu o Mercury Prize. Este novo registo discográfico deverá estar pronto no final deste ano, sendo provavelmente editado no início de 2009.

- Depois do lançamento do eternamente adiado Chinese Democracy pelos Guns ‘n’ Roses, o seu ex-guitarrista Slash acaba de responder com o anúncio de um lançamento a solo. O novo disco sairá em 2009, ainda não tem título previsto e contará provavelmente com as colaborações de Ozzy Osbourne e de Fergie dos Black Eyed Peas.

. No mesmo ano em que editaram o seu 4º album de originais, Viva La Vida or Death and all of his friends, os Coldplay acabam também de apresentar um novo EP. Este apontamento discográfico chama-se Propekt’s March, foi lançado na passada 2ª feira, 24 de Novembro, e inclui seis inéditos, uma nova versão para “Lost”, desta feita com o rapper Jay-Z, e uma remistura para “Lovers in Japan”.

- O projecto Fireman de Paul McCartney e do ex-baixista dos Killing Joke, Youth, lançou novo registo discográfico tambem na passada 2ª feira. Trata-se do seu 3º disco, intitula-se Electric Arguments e é menos experimental que os dois primeiros albuns. Em paralelo, há a possibilidade de ver a luz do dia “Carnival Light” de 1967, um inédito dos Beatles altamente experimental e que só por uma vez foi tocado ao vivo.

- Finalizando esta crónica no domínio da electrónica, vai estar disponível no próximo dia 1 de Dezembro, 2ª feira, o novo album em nome próprio do britânico Kieran Hebden, usualmente mais conhecido pelo seu projecto Four Tet. Trata-se novamente de uma colaboração com o baterista Steve Reid, tem o título de NYC e continua a misturar o experimentalismo electrónico com algumas pitadas jazz e hip-hop;


Nota: Confirmando o já anteriormente avançado, os problemas técnicos impediram mesmo a realização deste pop report em termos radiofónicos, fazendo com que esta crónica esteja apenas disponível por escrito neste blog.

Sem comentários: