Pop Report - crónica nº5




. A banda pos-rock escocesa Mogwai tem concerto anunciado para Portugal no início do próximo ano. O concerto está marcado para 5 de Fevereiro na Aula Magna e serve de apresentação do recentemente editado The Hawk is Howling, 7º álbum de originais da banda de Glasgow.

- Os Asian Dub Foundation estão também de regresso a Portugal. O colectivo vem apresentar o seu novo trabalho Punkara ao Santiago Alquimista em Lisboa dia 16 de Dezembro, prometendo aliar uma grande diversidade sonora, que passa pelo hip-hop, pela electrónica ou por elementos jamaicanos, a um discurso de grande activismo político e social de esquerda.

. O duo britânico Blood Red Shoes, um dos nomes em destaque do rock e do punk independentes feitos por terras britânicas em 2008, estreia-se em Portugal amanhã, 5ª feira, também no Santiago Alquimista em Lisboa. O duo de Brighton, constituído por Steven Ansell e por Laura Mary Carter, vem apresentar o seu aclamado disco de estreia Box of Secrets, lançado no passado mês de Abril.

. Um dos grandes embaixadores da música e do cinema dos Balcãs está de volta ao nosso país. Depois da presença no Super Bock Surf Fest em Sagres este Verão, Emir Kusturica vem com a sua No Smoking Orchestra ao Pavilhão Municipal de Gaia esta 6ª feira, num espectáculo integrado na “Time of the Gipsies Tour” e que já está completamente lotado.

- Já está disponível para compra o novo disco de Momus, projecto artístico do escocês Nicholas Currie. Conhecido pelo seu carácter excêntrico e polémico, o músico, produtor, compositor e performer, já com cerca de 25 anos de carreira promete voltar a agitar as águas da pop com Joemus, lançado na passada 2ª feira, 17 de Novembro.

- Depois de diversos pré-anúncios e adiamentos que se prolongaram por cerca de 10 anos, chega finalmente às lojas na próxima 2ª feira, dia 24 de Novembro, o álbum Chinese Democracy dos Guns ‘n’ Roses. Depois de, goste-se ou não, terem sido indiscutivelmente marcantes no hard rock de cariz clássico do final dos anos 80, inícios dos anos 90, a banda desmoronou-se, restando apenas dos seus fundadores o vocalista Axl Rose.

. É também na próxima 2ª feira que é editado o novo álbum da banda de Brandon Flowers. Este novo trabalho dos norte-americanos Killers chama-se Day and Age e sucede a Sam’s Town de 2006. No entanto, está já, desde Setembro, disponível para escuta o primeiro single extraído do disco, intitulado “Human”.

. Enquanto os Red Hot Chili Peppers estão neste momento em pausa prolongada, o seu guitarrista John Frusciante anuncia novo disco a solo. O novo registo discográfico do músico chama-se The Empyrean, será lançado a 20 de Janeiro e conta com o seu colega dos Red Hot, o baixista Flea, e ainda com o mítico guitarrista, ex-Smiths, Johnny Marr. Recorde-se que o músico tem já uma longa carreira a solo, traduzida em diversos álbuns, sendo Curtains de 2004 o último até ao momento.

- O norte-americano Bem Harper vai integrar um novo projecto com estreia discográfica marcada para o próximo ano. O grupo chama-se Relenteless7 e, em termos sonoros, vai ser, segundo o músico, uma fusão entre o rock com alguma influência importante nos Queen ou nos Pink Floyd e o blues ou o soul. Quanto ao disco, este terá o título de White Lies for Dark Times e sairá para as lojas em Maio de 2009

- Depois de The Covers Record de 2000 e de Jukebox já deste ano, a sra Chan Marshall, mais conhecida como Cat Power, volta a lançar no início de Dezembro um registo de covers, desta feita um EP. Este objecto discográfico vai ter o título de Dark End of the Street e contará com versões de originais de Otis Redding, Aretha Franklin ou The Pogues.

. Foi anunciado nos últimos dias o lançamento de um CD ao vivo de JP Simões. O álbum é um retrato de dois espectáculos realizados este mês no Teatro São Luiz em Lisboa e vai contar com temas dos principais projectos do músico, ou seja, dos Belle Chase, do Quinteto Tati e da sua carreira a solo, havendo a destacar a presença no disco de alguns inéditos. Em paralelo, JP Simões tem vindo a participar no projecto “Rua Sésamo ao vivo”, ciclo de espectáculos que tem recriado em diversos pontos do país a mítica série infantil

Sem comentários: