Pop Report - crónica nº4




. Depois do elogiadíssimo album de estreia “Fever to Tell”, do qual foram editadas no ano passado algumas sobras no EP Is Is, e do também bastante considerado Show Your Bones de 2006, os Yeah Yeah Yeahs da riot girl Karen O vão regressar no iníco de 2009 com novo trabalho. Ainda sem nome divulgado, o novo trabalho promete ser consideravelmente diferente do anterior material da banda, mas de forma a manter intacta a sua sonoridade rock característica.

. Mais surpreendente é o regresso dos Prodigy. Cerca de 12 anos depois do arrasador Fat of the Land, um marco da música electrónica graças a temas como “Breathe”, “Smack my Bitch Up” ou “Firestarted, a banda britânica edita o 5º disco de originais em Março, sob o título de Invaders Must Die e tem como convidados James Rushent dos Does It Offend You Yeah e Dave Grohl dos Foo Fighters e ex-Nirvana.

. Tambem um dos nomes essenciais da música electrónica feita por terras britânicas são os Massive Attack. A banda de Bristol acaba de disponilizar para escuta no seu site oficial um tema novo, intitulado “Calling Mumia”, que conta com a colaboração do rapper Snoop Dogg. Este tema é parte integrante da banda-sonora do documentário In Prison My Whole Life, dedicado a Mumia Abu Jamal, jornalista americano, activista da causa anti-racismo e vítima nos anos 80 da parcial justiça norte-americana.

- Continuando mais um pouco por terras britânicas, mas desta feita por Gales, os Manic Street Preachers vão editar um novo registo discográfico na primeira metade de 2009. A surpresa é que aparentemente o trabalho foi escrito na primeira metade da década de 90 por Richey James, guitarrista e letrista da banda até ao seu misterioso desaparecimento em 1995. O album poder-se-á chamar Journal for Plague Lovers e vai contar com os préstimos do destacado produtor Steve Albini

. Sem edição comercial de momento é o mais novo para os Black Rebel Motorcycle Club. The Effect of 333 é uma edição de autor da banda noise norte-americana, é exclusivamente instrumental e está disponível para venda no seu site oficial. O lançamento deste disco segue-se à saída da banda do baterista Nick Jago.

- Está de volta a diva que se tornou célebre ao interpretar o ultra polémico tema “Je t’Aime Moi Non Plus”, pelo seu teor sexual explícito, entre muitos outros temas da autoria do compositor francês Serge Gainsbourg. Jane Birkin, hoje com 61 anos, edita o seu novo album a solo na próxima 2ª feira, 17 de Novembro, com o título Enfants d’Hiver, disco que sucede a Fictions de 2006.

- Também na próxima 2ª feira, sai para as lojas o novo apontamento discográfico da banda de Stuart Murdoch. Os Belle & Sebastian, dos maiores porta estandartes da música pop vinda da Escócia, apresentam-nos as suas BBC Sessions, onde reúnem alguns dos seus grandes clássicos como “Like Dyan in the Movies”, “The Stars of Track and Field” ou “The Stat I Am In” e outros temas menos conhecidos, onde se inclúem algumas faixas nunca antes editadas em disco.

. Contrariando a habitual aglomeração de eventos desta índole no período do Verão, decorre em Lisboa nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro um ambicioso festival de música intitulado Super Bock em Stock. Espalhado por 4 salas da capital (São Jorge, Tivoli, Teatro de Variedades e Maxime), o cartaz conta já com nomes como Santogold, El Perro Del Mar, Walkmen, Lykke Li, Norberto Lobo, Deolinda ou Peixe:Avião.

- Depois de terem estado presentes na edição deste ano do festival Sudoeste, os Cut Copy regressam a Portugal para um concerto no Lux esta 5ª feira e na Casa da Música no dia seguinte. Os australianos voltam a apresentar In Ghost Colours deste ano, album em que voltam a apostar numa electrónica retro, cheia de referências à new-wave e ao pos-punk

. Também esta semana em Portugal está a sueca Lisa Ekhdal. Com muitas semelhanças com Norah Jones ou Diana Krall, pela forma como adiciona ao vocal jazz uma estrutura claramente pop, a cantora vem ao nosso país esta semana dar 3 concertos: dia 14, 6ª feira, no Grande Auditório do CCB, dia 15 na Casa da Música e dia 16 no Cine-Teatro de Alcobaça

. Nas mesmas datas que Lisa Ekhdal, passam por Lisboa e Porto os briânicos Infadels. Fazendo a sua estreia em Portugal, a banda traz até nós o seu rock cheio de groove e de elementos dançáveis, mais propriamente ao Santiago Alquimista na 6ª feira e ao Plano B no Porto no Sábado. Na calha trazem “Universe Reverse” de 2008, sucessor do seu album de estreia “We Are Not Infaldels” de 2006;

Sem comentários: