Pop Report - crónica nº3


. A banda acid-jazz Red Snapper dá dois concertos em Portugal durante esta semana, primeiro no Santiago Alquimista na 5ª feira e um dia mais tarde no Indústria do Porto. Estes britânicos tinham anunciado a sua separação no início do milénio, mas regressam agora em formato de quarteto, juntando-se ao trio fundador Tom Challenger no clarinete e no saxofone e vindo apresentar o seu novíssimo album “Pale Blue Dot”.

. De regresso definitivamente a Portugal estão os Nouvelle Vague. Depois do cancelamento do concerto no Optimus Alive, a banda apresenta-se no Campo Pequeno em Lisboa esta 6ª feira, dia 7, e no Teatro Sá da Bandeira do porto no dia seguinte. Na calha está a apresentação de temas do novo album, a sair em Março de 2009, ficando a expectativa de perceber se o projecto vai continuar a apostar na revisão, em formato bossa nova, de grandes clásssicos new-wave e pos-punk.

. Também no campo pequeno, È já na próxima 3ª feira, dia 11, o concerto dos Sigur Ros, eles que vêm apresentar o seu 5º trabalho de originais: Med Sud i Eyrum Vid Spilum Endalaust, um album onde se aproximam de toadas mais pop. Dada a dimensão fortemente etérea e intensa da música destes islandeses, espera-se mais uma experiência transcendental e um grande apelo às emoções fortes.

. Está em perspectiva está uma nova digressão dos Led Zeppelin. A mítica banda britânica teve um retorno meteórico em Dezembro de 2007, para um único concerto em Londres, mas é agora que se presta para regressar em formato mais alargado. Dada a insdisponibilidade do seu emblemático vocalista Robert Plant para participar, têm sido lançadas diversas alternativas, entre as quais estão os nomes de Jack White dos White Stripes, Steven Tyler dos Aerosmith ou Chris Cornell dos Soundgarden e Audioslave.

. Depois de terem estado recentemente em Portugal, no festival Sudoeste, os Tindersticks voltam ao nosso país para um concerto em Fevereiro do próximo ano na Casa da Música do Porto. A banda britânica de Stuart Staples deve na altura ainda vir apresentar ao vivo o seu último disco, Hungry Saw, lançado este ano

. Para Fevereiro do próximo ano, está previsto o novo album do irlandês Patrick Wolf. Trata-se de um registo duplo, com uma parte mais tranquila e contemplativa e uma outra que, retratando um período depressivo da vida do músico, vai ser bastante mais noisy, facto à qual não é também alheia a presença de Alec Empire dos Atari Teenage Riot. Este disco sucede a Magic Position de 2007.

.Também a trabalhar num novo disco estão os norte-americanos Gossip. O sucessor do surpreendente e aclamado Standing in the Way of Control de 2005 ainda não tem data prevista, mas já é possível ouvir um tema novo da banda na sua página do myspace, tema esse que se intitula “1000 Things”. Recorde-se que, entretanto, os Gossip lançaram este ano um CD e um DVD ao vivo, com o título de Live in Liverpool.

. Quem também anunciou novidades na sua carreira musical foi o sr. Zach Condon. O mentor do projecto Beirut, autor de dois albuns e um EP aclamadíssimos e que recentemente tem andado relativamente desaparecido, tendo inclusivé cancelado a digressão europeia de 2008 que passaria por Portugal, tem previstos dois novos EP’s para o início de 2009. Um, lançado enquanto Beirut, vai-se chamar March of the Zapotec e vai incluir temas gravados na Holanda e no México, enquanto o outro vai ser creditado a um alter-ego do músico, intitulado Real People

. Dinamismo é coisa que simplesmente não falta aos membros dos Strokes. Depois de algumas colaborações de Julian Casablancas, dos trabalhos a solo de Albert Hammond Jr. e do projecto Nickel Eye do baixista Nikolai Fraiture, desta feita é a vez do baterista Fabrizio Moretti abraçar um projecto paralelo. Chama-se Little Joy, é um trio que conta ainda com Binki Shapiro e o brasileiro Rodrigo Amarante dos Los Hermanos e o seu disco homónimo de estreia foi lançado esta último 2ª feira. Recorde-se que os Strokes têm novo album agendado para os princípios de 2009.

. Características sonoras bem diferentes tem o cruzamento entre o piano de Mário Laginha e o timbre muito particular e exótico de Maria João. Vinte cinco anos depois do seu primeiro encontro musical, esta parelha lançou nesta última 2ª feira, dia 3 de Novembro, mais um disco conjunto, intitulado Chocolate. Segue-se uma pequena digressão que passará, entre outros locais, pelo TAGV de Coimbra a 25 de Novembro.

. Na próxima 2ª feira, dia 10, será lançado um novo apontamento discográfico do projecto da responsabilidade de Andy Cabic, os Vetiver, frequentemente associado ao movimento freak folk, onde se destaca Devendra Banhart. Depois de já este ano termos sido presenteados com Thing of the Past, um album de covers, este novo disco surge, na mesma linha, como uma espécie de sequela desse trabalho anterior, chamando-se precisamente More of the Past.

Sem comentários: