Pop Report - crónica nº2


Estas foram as notícias desta semana:

. A islandesa Bjork tem novo single. Chama-se “Nattura”, foi lançado no passado dia 20 e contou com a colaboração de Thom Yorke. É a 2ª vez que estes 2 grandes nomes do mundo da música se encontram depois do dueto em “I’ve Seen it All” do filme Dancer in the Dark de Lars Von Trier. Os lucros deste single revertem para a causa ambientalista da Islândia.

. Também com fins ambientais é o single anunciado de Antony & the Johnsons em parceria com Kria Brekkan, a ex-vocalista dos Mum. “Be Good to Earth This Christmas” será editado a 8 de de Dezembro e, como o tema indica, será um tema em conformidade com a respectiva época do ano;

. Ainda no contexto natalício, a banda de Alan Sparhawk e Mimi Parker, os Low, edita na próxima 2ª feira, 3 de Novembro, pela Sub Pop, um novo single, institulado “Santa’s Coming Over”. No entanto, a grande surpresa estará eventualmente reservada para o lado B, que conta com a faixa “The Jah is Coming que, a confirmar-se os indícios deste titulo, será a iniciação musical da banda ao universo do reggae

. Como não há duas sem três, mais uma proposta relacionada com o Natal. Os já por diversas vezes adiados filme e album natalício dos Flaming Lips viram finalmente a luz do dia. Tendo como título Christmas On Mars, estas obras já eram aguardadas desde 2003, ano em que foi feito o respectivo anúncio. Conhecendo-se a lógica sonora desta banda de Oklahoma City e atendendo a este título, será muito provavelmente um Natal psicadélico e movido a ácidos, este trazido pelos Flaming Lips.

- O Sr. Bradford Cox está em grande. Depois da alargada aclamação de “Let The Blind Lead Those Who Can See But Cannot Feel” dos Atlas Sound, já deste ano, o outro projecto em que se destaca acaba de lançar um novo disco na passada 2ª feira, 27 de Outubro. Eles são os bastante mais noisy Deerhunter e “Microcastles” é o 3º album da banda, sucedendo, de modo eventualmente mais melódico, a “Cryptograms” do ano passado.

- Constituído por Carim Clasmann e Galia Durant, o duo londrino Psapp acaba de lançar, também dia 27, o seu 3º album “The Camel’s Back”. Segundo algumas perspectivas antecipadas do disco, aa forma da banda aliar alguns elementos electrónicos suaves e distintos a uma forte abordagem pop


. Surgidos na mesma vaga que grupos como os Arctic Monkeys, os Franz Ferdinand ou os Kaiser Chiefs, os Razorlight do egocêntrico guitarrista e vocalista Johnny Borrell lançam 2ª feira, 3 de Novembro, o seu 3º disco.. “Slipway Fires” é o seu título e sucede a “Up All Night” de 2004 e ao homónimo de 2006.

. Morrissey tem disco novo previsto para Fevereiro de 2009. O novo trabalho do mítico vocalista e poeta dos Smiths chama-se Years of Refusal e conta com a produção de Jerry Finn. O sucessor de Ringleader of the Tormentor de 2006 esteve para sair em Setembro deste ano, desconhecendo-se os motivos deste adiamento.

. O compositor e multi-instrumentista americano Andrew Bird tem novo album a ser lançado no início do próximo ano, mais propriamente dia 27 de Janeiro. O disco vai ter o título de “Noble Beast”, estando já disponível a primeiro amostra, “Oh No”, que já roda inclusive aqui na Rádio Universidade de Coimbra. Enquanto esperamos pelo album na integra, podemo ir ouvindo o recentemente editado “Live in Montreal”, retrato de um concerto gravado em Setembro de 2007 nesta cidade canadiana.

. Mais um anúncio de peso para o início de 2009 é o novo album dos Animal Collective. O sucessor de Strawberry Jam de 2007 e do EP Water Curses deste ano sai para as lojas dia 20 de Janeiro, com o selo da editora Domino Records, e vai-se chamar Merriweather Post Pavillion. O album contará com 11 faixas e tem uma curiosa capa, na forma de ilusão de optica, cortesia de uma designer portuguesa, nada mais nada menos do que a esposa do ilustre membro deste colectivo Noan Lennox.

. O emblemático vocalista e fundador dos Bauhaus Peter Murphy dará um concerto no próximo Sábado, 1 de Novembro, no Coliseu de Lisboa. Apesar do surpreendente retorno discográfico dos Bauhaus em 2008 com “Go Away White”, 25 anos depois do anuncio da sua separação, o músico apresenta-se em palco sem a banda com a qual se tornou célebre no mundo da música

. De regresso ao nosso país este ano está a electrónica glam dos Ladytron. Depois de terem estado em Setembro no Beat It, Festival de Música Electrónica do Porto, os Ladytron marcam presença na Casa do Música dia 3 de Novembro e no Lux um dia mais tarde. Na bagagem trazem “Velocifero” deste ano, 4º album de originais desta banda multinacional

. Depois do Optimus Alive, Roisin Murphy é também repetente este ano em Portugal. Com uma sonoridade igualmente marcada por toadas electrónicas, a vocalista dos Moloko vem apresentar o seu novo trabalho a solo “Overpowered” ao Coliseu dos Recreios nesta Quinta-Feira dia 30, actuando na Casa da Música do Porto no dia seguinte.

Sem comentários: