Pop Report - crónica nº1



Aqui ficam as notícias apresentadas nesta primeira crónica:

. Os Eels acabam de disponibilizar gratuitamente no seu site oficial um novo EP. Este novo trabalho da banda californiana é constituído por 4 temas ao vivo gravados em Manchester, num concerto de promoção do seu último disco de originais: Blinking Lights and Other Revelations de 2005. O EP antecede uma caixa extra com a reedição do disco em vynil e 17 versões ao vivo.

. O Sr. DFA e LCD Soundsystem, James Murphy, acaba de anunciar um novo projecto. Juntamente com Pat Maloney, também dos LCD, e membros dos Hockey Night, a banda, cujo nome ainda está por designar, deverá fazer a sua estreias nas lides discográficas no início de 2009.

. Leslie Feist anunciou recentemente que vai fazer uma longa pausa na sua carreira musical. Depois de 2 albuns de originais, Let it Die e The Reminder, e do album de remisturas Open Season, a cantora canadiana decidiu parar, eventualmente devido ao desgaste e à pressão sentida nesta sua última digressão.

. O quinteto britânico Long Blondes anunciou a sua separação devido à doença do seu guitarrista Dorian Cox, algo que inclusive motivou recentemente o cancelamento do concerto da banda no Festival Paredes de Coura. O projecto de Sheffield deixou 2 albuns de originais para a posteridade: Someone to Drive You Home de 2006 e Couples de 2008.

. Os norte-americanos Lemonheads, já com mais de 20 anos de carreira, regressam a Portugal. Depois da presença, já este ano, no festival Paredes de Coura, a banda punk liderada por Evan Dando vem a Lisboa esta Sexta-Feira para um concerto no Santiago Alquimista.

. Quem também estão de regresso a Portugal são as brasileiras Cansei de Ser Sexy com o seu electro-pop. Depois da presença no nosso país em 2007, a propósito do seu bastante badalado album homónimo de estreia, as CSS voltam em dose dupla com o seu sucessor, Donkey deste ano. Os concertos realizam-se no Coliseu de Lisboa a 28 de Outubro e no Teatro Sá da Bandeira no Porto no dia seguinte. Em ambos os casos, a primeira parte estará a cargo dos portuenses X Wife.

. Confirmando a sua profunda admiração por Chico Buarque, JP Simões apresenta novamente, depois de o ter feito em Coimbra em 2001, um espectáculo de homenagem a esse grande vulto da música brasileira. O concerto irá decorrer pelas 0:30 desta próxima Sexta-Feira, 24 de Outubro, no Music Box em Lisboa.

. Os norte-americanos Strokes anunciaram o lançamento de um novo disco para Fevereiro do próximo ano. Depois do mais arrojado, arriscado e noisy First Impressions on Earth de 2006, que terá desiludido alguns dos seus fãs, de Julian Casablancas ter colaborado com os Queens of the Stone Age e dos 2 albuns a solo de Albert Hammond Jr., fica a dúvida de como será a sonoridade do novo trabalho destes nova-iorquinos.

. Também no início de 2009, mas desta feita dia 29 de Janeiro, será lançado o novo album dos escoceses Franz Ferdinand, que se vai chamar Tonight: Franz Ferdinand. Este 3º disco contará com diversos temas já apresentados ao vivo, nomeadamente no concerto realizado em Agosto em Portugal, na 12ª edição do Festival Sudoeste.

. Também escoceses são os Snow Patrol, que têm novo disco a sair para as lojas na próxima 2ª feira, 27 de Outubro. A Hundred Million Suns é o título e segue-se a 2 albuns bastante bem sucedidos do ponto de vista comercial: Final Straw de 2004 e Eyes Open de 2006.

. O workaholic norte-americano Ryan Adams edita neste dia 27 Cardiology. Com uma média superior a um disco por ano, este é já o 10º disco de originais do músico desde 2000 e é o sucessor de Easy Tiger do ano transacto.

. Também no próximo dia 27, é lançado o novo album dos Cure. O sucessor do disco homónimo de 2005 tem o título de 4:13 e foi antecedido pela apresentação, desde Maio, de um single promocional por mês, sempre no dia 13, a propósito de se tratar do 13ª LP de originais da discografia da banda de Robert Smith.

. Bastante mais surpreendente é o regresso dos Queen aos discos. Contra todas as previsões, que consideravam ser absolutamente impossível qualquer lançamento sem o seu carismático líder Freddie Mercury, o certo é que 17 anos após a sua morte os Queen trazem até nós The Cosmos Rocks, contando com a voz do ex-Free Paul Rodgers

1 comentário:

Anónimo disse...

eh lá... muito bem, temos repórter!